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Briefing para geração de brand name

As questões que levantamos aqui são fundamentais para que a Brand & Brand possa gerar uma equação original que resolva os desafios da marca e traga os resultados desejados com máxima assertividade. Reserve um tempo para responder as perguntas com calma e de forma completa. Obrigado.

ANTES DE COMEÇAR, LEIA ISSO

É importante que você saiba que as respostas que você digitar ficarão armazenadas temporariamente nos cookies do seu navegador. Por isso, não recarregue a página ou feche seu navegador antes de terminar de responder todas as questões.

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Data do documento

01. Nome do Projeto
02. Nome do Cliente
03. Como e quando surgiu? Breve histórico do negócio.

Se possível, conte em detalhes como tudo começou e como chegou onde está hoje. Esta pergunta é muito importante para entendermos suas motivações e visão de negócios. Se você tiver alguma história específica, um fato interessante, uma pessoa, um lugar, tudo pode ser uma inspiração para o nome. O que tem de mais interessante em trabalhar nesta área?

04. Em quais segmentos sua empresa está competindo?

Parece simples, mas as melhores respostas não são óbvias. Pense de modo estratégico e nos indique onde seu produto/serviço tem mais relevância e quais categorias você quer assumir. Em outras palavras: em que categorias sua empresa se encaixa e onde você imagina que seu público iria buscar o que sua empresa oferece se ela não existisse?

05. O que sua empresa vende? 

Quais produtos, serviços ou ideias especificamente, sua empresa oferece aos seus clientes? Qual é o carro-chefe? Quanto mais completa essa lista, melhor.

06. Para quem sua empresa está vendendo?

O foco dessa pergunta é saber quais são os públicos específicos que consomem seu produto ou serviço. São pessoas físicas ou jurídicas? Porque o seu negócio é importante para eles?

07. Onde sua empresa está vendendo?

Quais regiões do país são mais importantes? Existe alguma cidade ou estado com maior performance de vendas? Vale como resposta os mercados-alvo desejados, mesmo que a marca e a empresa ainda não atuem nessas regiões.

08. Quais as forças que atuam a favor e quais atuam contra as vendas?
09. Quais problemas o cliente irá solucionar ao contratar sua empresa? 
10. Promessa da marca: quais são as afirmações que a marca deverá sustentar?

É isso aí. Você já concluiu a maior parte do questionário, Parabéns! Continue com essa mesma energia boa até o fim. Falta só mais um pouquinho para concluir. Siga em frente…

11. Como o novo nome/marca será usado?

Precisamos entender o contexto de marketing que o nome será usado, como por exemplo: websites, impressos, atendimento por telefone, papelaria comercial etc.

12. Quem são seus concorrentes e que nomes (marcas) eles estão usando?               

Tente gerar uma lista completa de concorrentes (o máximo possível). Isso vai ajudar a identificar oportunidades de nomes novos e disponíveis.

13. O que sua empresa tem que é exclusivo e que importa aos clientes?

Essa questão não é sobre valores (qualidade do produto, bom atendimento etc). Queremos saber o que – na sua experiência de produto ou serviço – é REALMENTE único em relação ao mercado, qual é a característica MAIS IMPORTANTE que torna vocês insubstituíveis.

14. O novo nome deve comunicar exatamente o que?

Como essa nova marca deve ser percebida quando as pessoas interagirem com ela. Qual é a primeira impressão que ela deve causar?

15. Qual seria o mundo (contexto) ideal para a marca prosperar?

Essa questão tem a ver com o segmento de atuação, tem a ver com o core-business da empresa. Como seu business vai marcar o mundo por meio de suas ações, filosofia, produtos e serviços? Porque essa empresa é importante para o mundo?

16. Qual é o grau de abertura a palavras derivadas de outras línguas?

Tenha em mente que palavras em outra línguas podem sugerir tradição (latim), requinte (francês), força (alemão). Tomaremos cuidados com a significação de cada termo para evitar cacofonias ou más interpretações. Nosso objetivo é amplo com essa pergunta.

17. Existem restrições linguísticas ou legais a considerar?                

Isso inclui qualquer palavra que não podemos utilizar por questões legais ou países em que a nova marca irá operar ou terá relações comerciais.

18. Cite três referências que considera importante. Pode ser de qualquer segmento.

Informe para nós quais são as marcas, empresas ou concorrentes que considera bons exemplos para sua marca. Pode ser inclusive marcas que você consome, mesmo que sejam de outro segmento, ex.: Adidas, Apple, Audi…

19. Processo de formação de palavras e tipologia de nomes

Quais são os tipos de nomes preferidos pelos idealizadores do plano de negócios? Escolha abaixo todas as categorias de nomes que você entende que podem ter maior conexão com sua empresa:

20. Informações extras adicionais

Use este campo para acrescentar qualquer informação relevante que não tenha sido abordada.

21. Na sua visão, defina para nós O QUE sua empresa é?

Enumere os cinco atributos mais relevantes para nos dar uma visão ampla do que realmente importa.

22. Ainda na sua visão, defina O QUE sua empresa definitivamente NÃO é?

Enumere os cinco atributos menos relevantes ou ausentes na marca hoje.

23. Finalmente, quais são os ativos fundamentais da significação da marca? O que a nova marca deve expressar para alcançar o posicionamento desejado? 

Esta parte está ligada ao sonho, a visão, ao ideal do que a nova marca deve refletir. Escolha da lista acima e enumere os sete atributos mais relevantes para a marca, sendo peso um ao menos importante e peso sete ao mais importante.

Caso deseje enviar algum arquivo anexado, use o campo abaixo.
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Parabéns! 
Você conseguiu chegar até o fim do questionário! Como sabemos que ele é longo, agradecemos seu empenho em nos dar os parâmetros ideais para estudar seu projeto. Vamos agora iniciar a fase de pesquisas. Qualquer dúvida ou alguma informação nova que decida adicionar, por gentileza, fale com seu atendimento de conta. Obrigado.

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